O Maranhão terá 1.018.706 famílias beneficiadas pelo programa Gás do Povo, lançado nesta quinta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belo Horizonte (MG). A iniciativa garante botijões de gás de cozinha de forma gratuita para famílias de baixa renda em todo o país.
No Brasil, o benefício vai alcançar 15,5 milhões de famílias, atendendo cerca de 50 milhões de pessoas em todas as unidades da federação.
Segundo o presidente Lula, o programa é essencial para reduzir desigualdades e garantir dignidade às famílias que não podem comprometer parte significativa da renda com a compra do gás.
“Nós estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás. Vamos fazer com que as pessoas mais pobres possam receber o gás de graça”, destacou o presidente.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o gás de cozinha passa a ser tratado como item essencial. Ele destacou que o programa combate a pobreza energética, dá alívio financeiro às famílias e protege a saúde, principalmente de mulheres e crianças que recorrem ao uso de lenha, álcool e outros materiais inflamáveis.
“É um dos programas sociais mais importantes do nosso governo, cuidando diretamente das pessoas”, disse o ministro.
O Gás do Povo faz parte das ações do governo federal para promover mais justiça social e fortalecer a segurança alimentar, ampliando o acesso ao gás de cozinha em todo o país.